segunda-feira, 28 de abril de 2014

Evidências de água há 200 mil anos

Uma equipa da Universidade de Gotemburgo revelou há poucos dias a descoberta de formações que evidenciam a presença de água no estado líquido numa cratera relativamente “jovem” encontrada em latitudes intermédias no hemisfério sul marciano. 

"Barrancos" em Marte
As formas ali localizadas são semelhantes às que ocorrem em depósitos sob barrancos nos quais houve deslizamentos de terrenos que ocorrem quando a quantidade de água entre os sedimentos ultrapassa um certo ponto de saturação no qual as encostas deixam de ser estáveis. As estruturas identificadas nesta cratera marciana são semelhantes a uma outras estudadas no arquipélago de Svalbard, na Noruega.

A datação desta cratera na superfície marciana apontou para uma idade na ordem dos 200 mil anos. Ou seja, posterior à mais recente idade do gelo em Marte, que ocorreu há cerca de 400 mil anos.

Esta cratera foi encontrada em sobreposição aos ejecta em forma radial de uma outra cratera maior (e mais antiga) nas imediações. O estudo agora apresentado sugere que o impacte poderá ter ocorrido sob um solo rico em água ou gelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário